O homem é um ser político.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-RLcmR_HiuWQDXP2d4Qxx9S6K9pzBiAvenKzOqGjMqezDlzpFuDuRnnGgyqpW85LlbkwIlSnIrkWcFlPPAxU4Mpej8TwYmVY7hsjIGIvlYwBZl-9NR2NBdNhEqhPBCUE-KceH6-8QqI4/s320/politica.jpg)
A proposta social do Cristianismo não é individualista, mas transpessoal e fraterna, expressão política transnacional e intercomunitária, pois Jesus uniu o gênero humano intradivisões de raça, nacionalidade e crença, através do amor universal.
A política é a arte da vida comunitária na polis, englobando a relação entre governantes e governados, num universo de valores fundamentados em direitos e deveres. A política envolve grupos, os quais se associam para o exercício de um poder delegado pela maioria consentido pela lei, dentro de normas comuns ao grupo. Na Democracia o partido é o instrumento legal para se conquistar pelo voto.
Os partidos são meios de expressão política da cidadania, canais que representam partes afins da vontade de participação popular organizada e expressam as demandas do povo para o governo. Quando na oposição, os partidos cobram as demandas populares não realizadas pelo governo, quando no poder, eles aproximam o povo das ações do Estado. O partido é uma parte do todo. os grupos de ações, como o PSC Jovem, Mulher, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social, são partes do todo partidário e que para ele contribuam com idéias e propostas.
Pela organização interna vemos os partidos classificados como partido de quadros e partido de massa: O primeiro se preocupa com a formação política de seus militantes; o segunda promove o crescimento indiscriminado de seus filiados. É importante considerar como Partidos Democráticos que na prática afirmam sua ideologia, e são orientados por seus princípios.
No sistema político contemporâneo a Democracia Brasileira é pluripartidária. Possue diversos partidos. Todo e qualquer partido político de uma Democracia representativa como a brasileira, objetiva ter aprovação popular para chegar ao poder pelo voto e realizar o programa de governo apresentado aos eleitores durante a campanha eleitoral.
Do ponto de vista ideológico os partidos são considerados de esquerda ou de direita desde a revolução francesa. Essa divisão vem da primeira assembléia constituinte, depois da derrubadaa da monarquia, quando era inaugurada a convenção eleita para dar a Fraança a nova constituição (1792). Os convencionais se reuniram em bancos dispostos em semicírcilo em torno da mesa diretora: os jacobinos, mais radicais quanto à justiça social (igualdade), ocuparam os bancos à esquerda e os girondinos, menos radiacais e mais românticos, os da direita. Desde então se convencionou designar com os termos esquerda e direita, a posição dos grupos políticos em relação ao maior ou menor compromisso com a justiça social.
No contexto ocidental da política moderna, o partido é uma organização dotada de personalidade jurídica composta de pessoas que se unem em torno de um programa de idéias comuns para conquistar o poder pelo voto. O partido constitui-se, dessa forma, em um instrumento fundamental para o exercício da democracia representaativa ou paarticipativa, atendendo à finalidade política de conduzir a sociedade que tem como norma escolher seus governantes, levar o povo participar da soberania do Estado. Opartido consstitui um foco permanente de difusão do pensamento político e mobiliza o povo em defesa de idéias e opiniões públicas.
Edmilson Cruz Vaz
Presidente do PSC Jovem no Maranhão
Filie-se ao PSC - Partido Social Cristão.
Contribua com idéias e opniões. Milite no PSC Jovem!