terça-feira, 4 de maio de 2010

Costa Ferreira, um Secretário Itinerante!!

Eis que me licencio do cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão para disputar uma vaga a Câmara Federal e defender os interesses do nosso Estado, mas quero deixar algumas palavras a todos aqueles que torceram por mim nessa caminhada e relatar sobre minha experiência como Secretário de Estado.
Quando a Governadora Roseana Sarney me convidou para Assumir a condução das Políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, confesso que não imaginava que o desafio seria tão grande!
A Política de Assistência Social lida com a pobreza, a extrema pobreza, com a vulnerabilidade e com os riscos sociais, a Política de Segurança Alimentar lida com a fome e com o risco nutricional e, as duas buscam dar à população brasileira DIGNIDADE... CIDADANIA!
Quando cheguei À SEDES em abril de 2009, lembro nitidamente da acolhida dos Funcionários, e das informações que me davam a cada indagação que fazia... como aprendi... e tenho certeza: vou continuar aprendendo!
Durante estes onze meses e cinco dias à frente da SEDES ombreado por uma equipe técnica competente, conseguimos realizar muitas ações, as quais destacamos:

  • O Selo SUAS "Viva Assistência Social".

Hoje estamos aqui para celebrar o compromisso firmado com os municípios no sentido de contribuir com a qualidade da Política de Assistência Social, criando estratégias, a exemplo do SELO SUAS. Na premiação de vocês em dezembro, não se esqueçam de me convidar, quero estar junto, afinal estamos construindo esta premiação! E não esqueçam: lutem para conseguir este reconhecimento estadual;

  • Co-Financiamos 05 municípios com CRAS, 03 com CREAS, 17 com Benefícios Eventuais e 29 com Medidas Sócio Educativas em Meio Aberto, e hoje estamos ampliando para 40. Sabemos que ainda necessitamos avançar muito no co-financiamento, mas acreditamos que foi um grande passo!
  • Realizamos o atendimento das situações emergenciais em 81 municípios que culminou com o benefício da Bolsa Solidária em todos eles;
  • Conveniamos com a Fazenda Esperança para atendimento de pessoas envolvidas com substâncias psicoativas e com entidades voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência;
  • Oferecemos todo apoio à realização da VIII Conferência Estadual de Assistência Social e da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como à Reunião Ampliada da Segurança Alimentar;
  • Participamos e apoiamos eventos comemorativos à Semana do idoso e da Criança;
  • Coordenamos a execução do Programas Viva Água e Viva Luz;
  • Trabalhamos em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial nas ações direcionadas ao atendimento às Comunidades Quilombolas;
  • Promovemos várias capacitações envolvendo gestores, técnicos, trabalhadores, conselheiros e usuários da assistência social e de segurança alimentar e nutricional;
  • Realizamos a Estruturação de 06 Equipamentos Sociais:
  1. Adaptação e construção do Auditório do Centro Comunitário da COHAB;
  2. Adaptação da Casa de Passagem do Idoso;
  3. Construção do Centro de Capacitação das Políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional no Vinhais;
  4. Reforma do CSU no município de Araioses;
  5. Reforma do Centro de Capacitação e Profissionalização Fonte do Bispo;
  6. Reforma da Unidade da FUNAC no bairro do Alto da Esperança.
  • Implantamos 01 Cozinha Comunitária no Bairro do Bequimão que fornece 200 refeições dia e 02 Restaurantes Populares: localizados na Cidade Operária e o outro no Bairro da Areinha com capacidade de fornecimento de 3.000 refeições dia;

Quero ressaltar a responsabilidade e compromisso dos municípios com a Política de Assistência Social que se reflete nos resultados positivos alcançados e na necessidade de avançar na Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade e pelas bênçãos alcançadas durante o período em que estive a frente da SEDES e muitas outras bênçãos que ainda virão, mas também a contribuição dos gestores, trabalhadores e dos conselhos de assistência social e afins e de segurança alimentar e nutricional no enfrentamento à pobreza e ratificar o compromisso do governo Roseana e do meu enquanto cidadão e parlamentar em contribuir para a diminuição do quadro de pobreza que assola parte da população maranhense.

Gostaria de encerrar minhas palavras agradecendo a todos e dizer que tenho a sensação do dever cumprido e citar o ministro Patrus Ananias quando diz que: "o combate à pesada herança histórica de exclusão social, precisa levar em conta a dimensão social, humana e territorial do nosso país. É uma tarefa que só terá sucesso se mais e mais prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, gestores e gestoras, independentemente de filiação partidária, somarem-se ao esforço de erradicar a fome e a exclusão em suas comunidades."

Costa Ferreira.

Read More

segunda-feira, 29 de março de 2010

O homem é um ser político.



A proposta social do Cristianismo não é individualista, mas transpessoal e fraterna, expressão política transnacional e intercomunitária, pois Jesus uniu o gênero humano intradivisões de raça, nacionalidade e crença, através do amor universal.

A política é a arte da vida comunitária na polis, englobando a relação entre governantes e governados, num universo de valores fundamentados em direitos e deveres. A política envolve grupos, os quais se associam para o exercício de um poder delegado pela maioria consentido pela lei, dentro de normas comuns ao grupo. Na Democracia o partido é o instrumento legal para se conquistar pelo voto.

Os partidos são meios de expressão política da cidadania, canais que representam partes afins da vontade de participação popular organizada e expressam as demandas do povo para o governo. Quando na oposição, os partidos cobram as demandas populares não realizadas pelo governo, quando no poder, eles aproximam o povo das ações do Estado. O partido é uma parte do todo. os grupos de ações, como o PSC Jovem, Mulher, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social, são partes do todo partidário e que para ele contribuam com idéias e propostas.

Pela organização interna vemos os partidos classificados como partido de quadros e partido de massa: O primeiro se preocupa com a formação política de seus militantes; o segunda promove o crescimento indiscriminado de seus filiados. É importante considerar como Partidos Democráticos que na prática afirmam sua ideologia, e são orientados por seus princípios.

No sistema político contemporâneo a Democracia Brasileira é pluripartidária. Possue diversos partidos. Todo e qualquer partido político de uma Democracia representativa como a brasileira, objetiva ter aprovação popular para chegar ao poder pelo voto e realizar o programa de governo apresentado aos eleitores durante a campanha eleitoral.

Do ponto de vista ideológico os partidos são considerados de esquerda ou de direita desde a revolução francesa. Essa divisão vem da primeira assembléia constituinte, depois da derrubadaa da monarquia, quando era inaugurada a convenção eleita para dar a Fraança a nova constituição (1792). Os convencionais se reuniram em bancos dispostos em semicírcilo em torno da mesa diretora: os jacobinos, mais radicais quanto à justiça social (igualdade), ocuparam os bancos à esquerda e os girondinos, menos radiacais e mais românticos, os da direita. Desde então se convencionou designar com os termos esquerda e direita, a posição dos grupos políticos em relação ao maior ou menor compromisso com a justiça social.

No contexto ocidental da política moderna, o partido é uma organização dotada de personalidade jurídica composta de pessoas que se unem em torno de um programa de idéias comuns para conquistar o poder pelo voto. O partido constitui-se, dessa forma, em um instrumento fundamental para o exercício da democracia representaativa ou paarticipativa, atendendo à finalidade política de conduzir a sociedade que tem como norma escolher seus governantes, levar o povo participar da soberania do Estado. Opartido consstitui um foco permanente de difusão do pensamento político e mobiliza o povo em defesa de idéias e opiniões públicas.


Edmilson Cruz Vaz
Presidente do PSC Jovem no Maranhão


Filie-se ao PSC - Partido Social Cristão.

Contribua com idéias e opniões. Milite no PSC Jovem!
Read More

domingo, 31 de janeiro de 2010

Restaurante Popular

A importância do Restaurante Popular para a população de São Luís já é algo evidente para quem visita as unidades da Areinha e da Cidade Operária. Os restaurantes bem equipados que produzem comida de qualidade ao preço de R$ 1,00 vem cada dia atraindo mais e mais pessoas que se beneficiam com o projeto. O Restaurante Popular é mais um grande projeto implantado pelo Governo Roseana através da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.
Abaixo encontra-se uma reportagem exibida pelo JM onde fica clara a satisfação das pessoas beneficiadas pelo programa.


Read More

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Assista reportagem sobre a Cozinha Comunitária

Assista agora a reportagem que foi mostrada no JM TV sobre o projeto Cozinha Comunitária Industrial implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão, a qual busca capacitar a população local através de cursos oferecidos na própria Cozinha Comunitária, estimulando assim a geração de emprego e renda. A Secretaria de Desenvolvimento Social encontra-se atualmente sob administração do Deputado e Secretário Costa Ferreira.



Read More

domingo, 17 de janeiro de 2010

Missão Evangélica "O Semeador"



A Missão Evangélica "O Semeador", é um projeto original do Deputado Costa Ferreira que tem por objetivo, evangelizar levando a palavra de Deus a todos as pessoas e a todos os lugares. Sob o comando de Israel Ferreira e Josias Alves Lima, a banda musical O Semeador vem conquistando dia apóis dia almas para o Senhor Jesus e levando Louvor e paz aos corações dos atribulados. É só entrar em contato e a Missão Evangélica O Semeador levará uma porção da Palavra de Deus a sua Cidade.
Read More

PSC em São Luís sob novo comando

O PSC Municipal ganha novas perspectivas na direção do Diácono Israel Ferreira, um jovem dinâmico e atuante na política da nossa São Luís coordenando grandes lideranças comunitárias na vida política do Deputado Costa Ferreira e foi candidato a Vereador de São Luís nas eleições de 2008, alcançando uma votação expressiva de 2.038 votos, que também ganhou reforço com a vinda da Dra. Sônia Baptista compondo a direção da nossa agremiação partidária municipal. A Dra. Sônia é a atual Diretora da FUNAC e foi candidata a vice-prefeita nas eleições municipais de 2008.
Read More

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Costa Ferreira pelo bem estar social.

O Deputado e Secretário de Desenvolvimento Social, Costa Ferreira, inaugurou na terça-feira (05/01/2010), a Cozinha Industrial Comunitária para atender a população carente de São Luís do Maranhão. A Cozinha produzirá refeições diárias ao valor de R$ 1,00.

Na quarta-feira (06/01/2010), Costa Ferreira inaugurou também dois Restaurantes Populares, localizados na Cidade Operária e Areinha em São Luís.

Os Restaurantes terão capacidade para atender até mil refeições por dia, beneficiando trabalhadores, estudantes e famílias carentes.

Com este projeto pretende-se reduzir os riscos de uma má alimentação, buscando assim a segurança alimentar e nutricional de nossa população. O Projeto da Cozinha e dos restaurantes fazem parte das metas estabelecidas pelo Governo Estadual - disse Costa Ferreira.

As filas que se formam diariamente mostram que Costa Ferreira esta atento às necessidades da população carente em nosso estado.


Read More